Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI GÔMER?

 

GÔMER

Esposa de Oséias e filha de Diblaim. Esse profeta viveu no século VIII a.C. Deus o chamou e ordenou que se casasse com Gômer, uma prostituta. Embora ele a tenha tirado do prostíbulo, rapidamente ela voltou em busca de vários amantes. Finalmente, tornou-se escrava de um de seus homens. Oséias a deixou, mas depois recebeu ordem de Deus para comprá-la pelo preço que normalmente era pago por um escravo (Os 1.2,3; 3.1-3). Gômer teve filhos, aos quais foram dados nomes simbólicos; Jezreel (porque em breve Deus puniria a casa de Jeú; Os 1.4); Lo-Ruama (porque Deus não mostraria mais amor por Israel; v. 6) e Lo-Ami (“porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus”, v. 9).

Oséias, mediante o chamado divino, deveria mostrar em seu próprio casamento o relacionamento que era tão típico entre o Senhor e o seu povo. Deus tinha chamado Israel, que deixara de ser “ninguém”, para ser “alguém" e ser amado por Ele. Ainda assim, o povo rebelara-se repetidamente, em busca de outros deuses: uma ação freqüentemente mencionada como um ato de adultério. Muitas vezes o Senhor trouxera seu povo de volta para si, embora tenha havido épocas em que afastou-se totalmente dos israelitas, como parte do castigo deles.

A história de Oséias é profundamente triste: ele tinha uma esposa a quem amava e que mesmo assim envolvia-se continuamente com outros homens. Era uma profecia viva da profunda “tristeza” experimentada por Deus com tanta frequência, quando seu povo era atraído por outros deuses. Mesmo assim, o amor pactuai do Senhor por seu povo permanece e o afeto de Oséias por Gômer continua como uma vivida ilustração de que Deus não deixará de amar o seu povo, mas ficará fiel às suas promessas. No final o Senhor iria redimi-los com o altíssimo preço do sangue de seu único Filho, que morreu por seu povo e pagou o preço pelos pecados de todos (Is 49.7; Lc 1.68; 24.21).    


Fonte: Quem é quem na Bíblia

Postar um comentário

0 Comentários