Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI AGEU?

 

AGEU

(Heb. “ festa, festival”). Praticamente nada se sabe sobre este profeta, exceto sua colocação cronológica e a natureza de seu ministério e sua mensagem, ou seja, encorajar a reconstrução do Templo em Jerusalém, depois do exílio babi-lônico. A primeira parte de suas profecias é de condenação sobre os que retomaram da Babilônia e buscavam seus próprios interesses, antes de começar a se preocupar com o Templo (Ag 1.4). Ageu, chamado de “mensageiro do Senhor” (v.13), estabelece especificamente a data de suas várias mensagens, as quais se encontram entre o 1’ dia do 6" mês (Elul) do segundo ano do reinado de Dario sobre a Pérsia (29 de agosto de 520 a.C.) e o 24" dia do 9" mês (Kisleu) do mesmo ano (18 de Dezembro de 520). Assim, todo o ministério de Ageu, registrado no livro que leva o seu nome, aconteceu em menos de quatro meses.

Esdras proporciona algumas informações adicionais, as quais demonstram que, com efeito, Ageu e Zacarias não somente estabeleceram o impulso necessário para a reconstrução do Templo (Ed 5.1), como também permaneceram envolvidos no projeto até sua finalização, quatro anos mais tarde (Ed 6.14,15). 

Ageu não faz menção a essa fase posterior da reconstrução. No entanto, os anciãos presentes na dedicação lembraram-se da glória do Templo anterior. O atual jamais seria comparado com aquele. A profecia de Ageu, contudo, encorajou os trabalhadores a antecipar um dia no futuro, que seria mais glorioso do que a dedicação do presente Templo. Ageu visualizou aquele que atrairía a riqueza e a adoração das nações (Ag 2.6-9) e, na pessoa de Zorobabel, viu uma figura messiânica que governaria sobre os reinos, como o Rei, servo de Deus (w. 20-23).    


Fonte: Quem é quem na bíblia

Postar um comentário

0 Comentários