Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI BAASA?

BAASA

O sentido desse nome é incerto no hebraico, mas talvez signifique mau ou ofensivo. Era filho de Aias, da tribo de Issacar. Foi o terceiro rei de Israel e fundador de uma dinastia (900—880 A.C.). Parece que ele não era de sangue nobre (I Reis 16:2), tendo-se levantado a uma posição de autoridade por haver assassinado a Nadabe, filho de Jeroboão I, rei de Israel. A matança envolveu a família real inteira, quando o rei estava assediando Gibetom, uma cidade dos filisteus (ver I Reis 15:27). 

O extermínio dessa família cumpriu a profecia de Aias (ver I Reis 16:5 ss.). Tendo começado entre homicídios, era apenas natural que ele desse prosseguimento aos maus atos de Jeroboão, e eventualmente foi punido por Deus. Foi avisado com antecedência sobre como as coisas se sucederiam (ver I Reis 16:1-5), mas isso não o impediu de prosseguir em suas ações perversas.

Tentou fortificar Ramá, mas foi compelido a desistir devido a um ataque armado, desfechado por Ben-Hadade. Este era o rei sírio ao qual Asa, rei de Judá, pedira para ajudá-lo contra o reino norte, de Israel (ver I Reis 15:16-21). Romperam as hostilidades entre o sul (Judá) e o norte (Israel), durante os vinte e quatro anos do reinado de Baasa (911 -888 A.C.). Seu reinado foi pontilhado de terrores, guerras e traições, e Jeú predisse o total extermínio de sua família, como castigo divino, o que de fato sucedeu (ver I Reis 16:11).

Baasa foi o instrumento divino que impôs julgamento à casa de Jeroboão (ver I Reis 16:29,30). Mas ele mesmo nada aprendeu desse fato. Acabou classificado entre dois outros reis especialmente malignos, a saber, Jeroboão (I Reis 14:11) e Acabe (I Reis 21:19).

Fonte:Russell Norman Champlin

Postar um comentário

0 Comentários