Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI ATALIA?

ATALIA

No hebraico, afligida por Yahweh, ou então Yah e forte.

Era filha de Acabe, rei de Israel, provavelmente filha de Jezabel, a idólatra esposa desse rei. Em II Crônicas 22:3 ela também é chamada «filha de Onri», que foi o pai de Acabe, mas isso significa que ela era neta dele, um uso comum no hebraico.
Casamento. Ela tomou-se esposa de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá. Por esse motivo, Josafá usualmente reto em sua conduta, ligou-se à casa idólatra de Israel (reino do Norte). 

Essa mulher herdou a falta de escrúpulos de sua mãe, daí resultando intermináveis perturbações. Ela mostra-se ardorosa defensora do culto a Baal dos sidônios. Após oito anos, ela ficou viúva, e seu filho, Acazias subiu ao trono (ver II Reis 8:26 e II Crô. 22:2). Dentro de menos de um ano, Jeú assassinou Acazias juntamente com Jorão, de Israel. Por essa altura dos acontecimentos, Atalia assassinou todos os seus netos excetuando Joás, o qual foi salvo porque sua tia Jeoseba (ver II Reis 11:2 e II Crô. 22:11) o ocultou. Entrementes, Atalia foi ganhando cada vez maior autoridade, usando-a sempre para fazer o mal. Assassinou seus netos somente para usurpar para si mesma o trono de Davi. Durante seis anos governou sem que alguém lhe pudesse barrar o caminho.

Então Joiada, o sumo sacerdote, agiu contra ela. Coroou o jovem Joás como rei, e com o alvoroço popular, atraiu a rainha usurpadora para vir ver o que ocorria. A multidão aprovou os atos de Joiada, e Atalia gritava: Traição! Traição! Todavia, seus gritos não conseguiram obter ajuda. Então o sumo sacerdote ordenou que os guardas a removessem do recinto sagrado e a matassem, o que foi feito (ver II Reis 11:2; II Crô. 21:6 e 22:10-12,23).

Fonte:Russell Norman Champlin

Postar um comentário

0 Comentários