Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI AMASA?

AMASA

No hebraico, carga ou carregador de carga. Nome de duas pessoas no Antigo Testamento:

1. Amasa, capitão do exército israelita, nomeado por Absalão quando tentou destronar Davi. Era filho de Jeter ou Itra e Abigail, irmã de Davi, pelo que era primo de Absalão (ver II Sam. 17:25; I Crô. 2:17 e I Reis 2:5,32). Também era primo de Joabe, cuja mãe, Zeruia, também era irmã de Davi (ver I Crô. 2:16,17). Quando o conflito ocorreu, Amasa foi derrotado por Joabe. Após a eliminação dos partidários de Absalão, Davi, desgostoso com Joabe por ter matado Absalão contra as suas ordens, ofereceu a Amasa o perdão e o comando do exército, em substituição a Joabe, cuja insolência o tornara insuportável (ver II Sam. 19:13). Quando Seba, filho de Bicri, revoltou-se, Davi ordenou a Amasa que reunisse todo o Judá para atacar àquele; mas Amasa procrastinou.

 Então Davi ordenou que Abisai cumprisse a ordem. Joabe, com seus homens, o acompanhou. Ao atingirem a grande pedra em Gibeom, Amasa veio com suas forças para unir-se a eles. Joabe, incendiado pelo ciúme, tomou Amasa pela barba e disse: «Vais bem, meu irmão?», como se fosse saudá-lo com um ósculo, mas em vez disso, matou-o à espada (ver II Sam. 20:4-14). Não sofreu qualquer castigo por causa disso, e liderou as forças combinadas, levando-as à vitória sobre Seba. Em meio a tantas mortes, o que significava mais uma?

2. Um chefe efraimita que, tal como outros, resistiu com veemência à retenção de prisioneiros que Peca, rei de Israel, levara cativos,  em uma bem-sucedida campanha com Acaz, rei de Judá (ver II Crô. 27:12), em cerca de 741 A.C. Era filho de Hadlai (ver II Crô. 28:8-15). Uniu-se ao profeta Odede na advertência contra o ato de conservar escravizados os prisioneiros, e então providenciou para que retornassem a Jericó.

Fonte:Russell Norman Champlin

Postar um comentário

0 Comentários