Um nome heb. que significa “homem da vergonha”. A comparação de várias passagens do AT indica que este homem foi citado sob vários nomes. Em 1 Samuel 14.49, o nome é provavelmente Isvi ou Isui, a menos que este seja um outro nome para Abinadabe (1 Sm 31.2). Em 2 Samuel 2.8, o nome é Isbosete. Em 1 Crônicas 8.33, é Esbaal, um composto que foi provavelmente o nome original.
Alguns pensam que ele exalta Jeová como Senhor, mas foi mudado para Isbosete, quando a história de seu assassinato vergonhoso foi relatada, para que se referisse profeticamente à maneira pela qual morrería. Quando Saul e seus três filhos mais velhos foram mortos no campo de batalha no monte Gilboa (1 Sm 31.1 ss.), Abner, o capitão da guarda de Saul, levou Isbosete, o filho que restou de Saul, através do Jordão até Maanaim, e ali o proclamou rei sobre Israel (2 Sm 2.8,9). Visto que oe homens de Judá reconheciam a soberania de Davi, tomou-se inevitável a disputa entre as forças que se opunham. O primeiro enfrentamento foi em Gibeão (2 Sm 2.12 ss.).
Uma tentativa preliminar se fez para resolver a questão pelo resultado do combate entre 12 campeões representando cada lado. Todos os 24 caíram mortalmente feridos. Isto levou a uma batalha de larga escala, e resultou na derrota de Abner e na morte do irmão de Joabe, Asael. Isbosete tinha 40 anos de idade quando foi investido de soberania sobre Israel (2 Sm 2.10). Isto aconteceu em aproximadamente 1011 a.C. Embora o relato bíblico declare que ele reinou apenas dois anos, parece que ele e seu general, Abner, exerceram um controle combinado sobre Israel por um período de sete anos, ou até 1004 a.C., quanao Davi foi coroado rei sobre toda a nação.
Isbosete se indispôs com Abner ao perceber seu relacionamento com uma concubina de Saul, Rispa, e acusando-o de traição (2 Sm 3.6-11). Isto foi mais do que Abner poderia suportar, e um profundo ressentimento o levou a transferir sua lealdade a Davi.
Em reprosália pela morte de seu irmão Asael, Joabe traiçoeiramente matou Abner (2 Sm 3.27). Pouquíssimo tempo depois, Isbosete foi cruelmente assassinado por dois de seus oficiais. Pensando que alcançariam o favor de Davi por isso, estes homens foram acusados e condenados à morte imediata (2 Sm 4.5-12). Davi não teve nenhuma participação nas desgraças que ocorreram com Isbosete e seu general Abner, mas Deus usou estes acontecimentos para estabelecer Davi como rei sobre toda a nação de Israel.
Fonte: Quem é quem na bíblia
0 Comentários