Procônsul romano da Acaia, na Grécia, enquanto Paulo trabalhava em Corinto durante sua segunda viagem missionária (Act 18.12-17). Era filho de M. Anneo Sêneca e nasceu em Córdoba, Espanha, aprox, no ano 3 d.C. Seus dois irmãos mais novos eram Sêneca, o filósofo e tutor de Nero, e Marcos Anneo Mela, geógrafo e pai do poeta Lucano. Nero, obrigou os três irmãos a cometer suicídio aprox, no ano 66 d.C.
Assumiu o nome de L. Júnio Gálio Anneo quando foi adotado pelo seu abastado amigo Lúcio Júnio Gálio e introduzido na carreira política. Além de ter sido cônsul na Acaia, onde o clima lhe fez adoecer (de acordo com uma carta enviada a Sêneca), Gálio se tornou um senador de Roma.
Uma inscrição encontrada aprox, no ano 1905 em Delfos (70 quilômetros a noroeste de Corinto) revela que Gálio tornou-se procônsul da Acaia depois da 26“ aclamação ae Cláudio como imperador. Jack Finegan afirma, com muita convicção, que a chegada de Gálio a Corinto deve ter ocorrido em 1* de julho de 51 d.C., o que localiza a vinda de Paulo no ano 50 d.C. (FLAP, 2ª ed., pp. 362ss.).
Gálio se mostrou um juiz imparcial e um oficiai romano digno quando Paulo foi trazido à sua presença. Recusou-se a se envolver em assuntos religiosos, não dando atenção à conseqüente manifestação dos judeus.
Fonte: Dicionario Wycliffe
0 Comentários