Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI BOAZ?

No hebraico, «felicidade» ou «rapidez». E nome de uma pessoa e de um detalhe arquitetônico do templo de Salomão, a saber:

1. Um rico belemita e parente chegado do marido falecido da moabita Rute (vide), e com quem finalmente, se casou, sob a obrigação do casamento levirato, que ele cumpriu voluntariamente, em cerca de 1360 A.C. 

A conduta digna de Boaz, sua sensibilidade e seu espírito bondoso, sua piedade e suas boas maneiras, são pontos ressaltados no livro de Rute, oferecendo-nos uma boa idéia de como seriam as pessoas pertencentes à classe alta de Israel. Do matrimônio nasceu Obede, que foi pai de Jessé, que foi pai de Davi. Portanto, Boaz foi um ancestral direto de Jesus. Seu nome ocorre na genealogia de Jesus, em Mat. 1:5.

Apesar de ser proibido por lei que uma pessoa moabita fizesse parte do povo de Israel pelo decurso de dez gerações, Rute aceitou a religião e os costumes de Israel, ao seguir Noemi de volta à Terra Santa. Devido a essa circunstância, surgiu o mais bem conhecido dos versículos do livro de Rute, que diz: «Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus» (Rute 1:16). Muitas declarações devotas têm sido inspiradas por esse versículo.

Fonte: 

R. N. Champlin


Postar um comentário

0 Comentários