VALE DE SIDIM
No vale de Sidim, localizado na extremidade meridional do mar Morto, ficavam as impenitentes cidades de Sodoma e Gomorra. Nesse lugar, a coligação de Quedorlao-mer defrontou-se com os exércitos dos cinco reis. A intervenção de Abraão, nesse combate, foi decisiva. O piedoso patriarca mostrou que, além de homem de fé, era, também, um intrépido guerreiro.Nessa região, havia muitos poços de betume, segundo informa-nos Moisés no livro de Gênesis 14.3-8. Recentemente, a arqueologia, com o auxílio de outras ciências, encontrou,no vale de Sidim, vestígios de antiqüíssimas cidades. De acordo com as pesquisas científicas, esses povoados foram destruídos por uma grande explosão. Uma vez mais, a veracidade das Escrituras Sagradas é corroborada pela ciência.
Hodiernamente, o Vale de Sidim é aridificado, sem vida. Nos dias de Ló, contudo,parecia o próprio Éden. Merril F. Unger compendia estes interessantes dados acerca dessa singular região da Terra Santa: "Em algum tempo, por volta da metade do século XXI a.C.,o vale de Sidim com suas cidades foi subvertido por uma grande conflagração (Gênesis 19.23-28). Essa região é mencionada como 'cheia de poços de betume' (Gênesis 14.10), e depósitos de petróleo podem ainda ser encontrados nela. Toda a região está na longa linha quebrada que formava o vale do Jordão, o mar Morto e o Arabá. Através da história, ela tem sido palco de terremotos, e embora a narrativa bíblica registre apenas os elementos miraculosos, a atividade geológica foi, sem dúvida, um fator partícipe.
O sal e o enxofre nativos nessa área, que é agora uma região queimada de óleo e asfalto, foram misturados por um terremoto, resultando em violenta explosão, o sal e o enxofre ascenderam aos céus,tornando-o rubro com o seu calor, de forma que, literalmente, choveu fogo e enxofre sobre toda a planície (Gênesis 19.24,28). A narrativa da mulher de Ló ter sido transformada em uma estátua de sal pode certamente ser relacionada com a grande massa de sal existente no vale Jebel Usdum ('Montanha de Sodoma'), monte de uns oito quilômetros de comprimento,que se estende de norte a sul, na extremidade sudoeste do mar Morto. Em algum lugar sobas águas do lago cujo nível sobe lentamente, ao sul. nas vizinhanças desse monte, poderão ser encontradas as Cidades da planície. Nas épocas clássicas e neo-testamentárias, as suas ruínas ainda eram visíveis não tendo sido cobertas pelas águas."
O vale de Sidim, portanto, é uma séria advertência à raça humana: de Deus não se escarnece, porque tudo o que o homem semear isso também ceifará.
Fonte: Livro geografia bíblica de Claudionor de Andrade
0 Comentários