Postagens

6/recent/ticker-posts

PLANALTOS DA TERRA SANTA


Planaltos da Terra Santa

Sumário: Introdução. I - Planalto Central. II Planalto Oriental.

INTRODUÇÃO
Em Israel, há dois grandes planaltos: o Central e o Oriental. O primeiro é, praticamente, uma continuação dos famosos montes Líbanos; sai do centro do país em direção norte-sul. O segundo é considerado pela maioria dos geógrafos um apêndice do Ante-Líbano; segue a mesma direção do anterior.Ambos os planaltos têm uma altitude média que varia entre 700 a 1.400 metros.

O que é um planalto? Deixemos a definição por conta de mestre Aurélio: "Grande extensão de terreno plano ou pouco ondulado, elevado, cortado por vales nele encaixados.

I - PLANALTO CENTRAL
O Planalto Central compreende os planaltos de Naftali, Efraim e Judá.

1. Planalto de Naftali.
Localiza-se no Norte da Galiléia. Nessa região, habitavam os naftalitas, famosos por sua coragem. No entanto, por causa da fragilidade de suas fronteiras, sofriam constantes ataques por parte de potências hostis.

2. Planalto de Efraim.
Compreende a área de Samaria. Depois do cisma israelita, ocorrido em 931 a.C, essa região passou a ser a capital política do Reino do Norte.

3. Planalto de Judá.
Situado no Sul, esse planalto é ladeado por Betel e Hebrom. Esse território coube aos descendentes do mais extraordinário filho de Jacó, o audacioso Judá.

Fonte: Extraído do livro geografia bíblica de Claudionor de Andrade

Postar um comentário

0 Comentários