Postagens

6/recent/ticker-posts

FAZ POR TI QUE EU TE AJUDAREI?

Este texto não se encontra na escritura sagrada, é uma frase popular, que é citado por pregadores leigos, pessoas sem contato direto com a escritura. Embora o tal texto não esteja na Bíblia, por certo tem respaldo bíblico. Diz a escritura: “Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!” (Pv 6:6). E ainda: “Esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1:6). Não precisa grandes recursos de interpretação para se perceber que se trata do mesmo assunto e a mesma verdade está em ambas tanto na citação popular quanto no texto sagrado. Além disso, é preciso entender que existem "muitas verdades no bom senso e na sabedoria popular".
Vem do Século XVI a verdade expressa na frase: "Ore e Trabalhe". Mais recentemente uma frase de um pensador desconhecido reflete sobre a frase beneditina e afirma: “Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você”.
Portanto quer na sabedoria popular ou erudita, quer nos textos sagrados, aprendemos uma verdade que precisamos praticá-la. Não existe sucesso sem trabalho, aliás, alguém já disse que “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Um pensador cristão afirmou: “oração sem ação é presunção”. Aliás, o Apóstolo Paulo afirma categoricamente: “Quem não quer trabalhar que não coma” (II Ts 3:10), numa clara advertência àqueles que queriam fazer da espiritualidade uma forma de ganho fácil e de dependência mórbida, uma tentativa de usar a fé em proveito próprio.
Assim podemos concluir que esforçar-se, fazer algo por si mesmo, levantar cedo e correr atrás é um bom começo, sabendo que se não dependermos de Deus, se não contarmos com sua ajuda podemos estar trabalhando em vão (Sl 127:1-2). 
Nos ditos populares podemos afirmar a mesma coisa dizendo: Deus ajuda quem cedo madruga ou Faz por ti, que Eu te ajudarei.

Fonte: caminhodegraca.blogspot.com.br
*Compilação com adapitação do Editor

Postar um comentário

0 Comentários