Postagens

6/recent/ticker-posts

QUEM FOI BARZILAI?

No hebraico, «ferro» ou “forte”. Foi nome de vários homens na Bíblia.

1.    Um idoso e rico gileadita de Rogelim, que se distinguiu devido à sua fidelidade a Davi, quando este fugiu para a Transjordânia, perseguido por Absalão. Enviou um suprimento liberal de alimentos para uso do rei e para aqueles que o acompanhavam (ver II Sam. 17:27 e 19:32). Após o retorno de Davi ao trono Barzilai, recusou o convite de ir residir na corte real. Entretanto, sugeriu que seu filho, Quimã, fosse em seu lugar. É que as pessoas idosas, ao sentirem que seus anos de vida aproximam-se do fim, preferem permanecer em casa. Deixam que as gerações mais jovens lancem-se a aventuras. Davi, quando fez recomendações a Salomão, pediu-lhe que mostrasse bondade para com a família de Barzilai, aceitando-os como membros da casa real (ver 1    Reis 2:7).

2.    Progenitor de uma família de sacerdotes que vieram a Jerusalém, havendo retornado do exílio com Zorobabel, em 538 A.C. Todavia, sua família não conseguiu comprovar sua ascendência, pelo que foram proibidos de participar dos alimentos sagrados e considerados poluídos. Esse Barzilai adquirira o nome por meio de sua esposa, quando se casou com ama mulher que era descendente de Barzilai, o gileadita (personagem tratado acima). Essa situação de embargo teria de continuar até que um sacerdote pudesse consultar o Urim e o Tumim (ver o artigo a respeito), conforme se vê em Esd. 2: 16-63 e Nee. 7:63,64. O livro de I Esdras confere-lhe o nome de Jadus.

3.    Barzilai, o meolatita, sogro de Mical, filha do rei Saul (ver II Sam. 21:8,9), em cerca de 1021 A.C. Seus cinco netos foram entregues aos gibeonitas, para serem mortos em vingança contra a culpa de sangue de Saul. 

Champlim

Postar um comentário

0 Comentários