UZIAS, O REI
I. Nome e Família
II. Cronologia
III. Observações Históricas
IV. Arqueologia
V. Doença e Morte
I. Nome e Família
Seu nome significa “Yahweh é força”, que alguns interpretam como “Yahweh éminha força”. Em algumas passagens, ele é chamado de Azarias, que pode ser uma forma longa da outra, ou um erro de escriba. Ver II Reis 14.21; 15.1, 6, 8, 17, 27.
Ele era filho de Amazias, rei de Judá. Quando foi assassinado, Uzias tomou seu lugar, tornando-se o décimo rei daquela nação. Ele tinha apenas 16 anos de idade quando assumiu o poder. Sua época de reinado foi 781 A. C. a 740 A. C. Como se pode ver, ele ficou muito tempo no poder.
II. Cronologia
Há problemas cronológicos, considerando-se que parece que esse homem foi co-regente com seu pai durante um longo tempo antes de tomar-se rei. Isso dificilmente permitiría uma condição em que ele se tomaria rei em seus próprios direitos, aos 16 anos de idade. Os intérpretes caem em contorções ao tentar explicar as observações bíblicas e não posso fazer nada melhor do que informar ao leitor aquilo que diz a Zondervan Pictorial Encyclopedia of the Bible sobre o assunto:
“Uzias provavelmente foi co-regente com Amazias por muitos anos. As evidências estão em II Reis: 1.) 14.23, que o reino de Jeroboão durou 41 anos; 2.) 15.1, que Uzias se tomou rei (implicando que seu pai morreu) no 27° ano de Jeroboão; 3.) 15.8, de que o reino Jeroboão terminou no 38° ano de Uzias. Da rebelião de Jeú em 841 A. C., através dos reinos de Atalia, Joás e Amazias, a data da morte do último pode ser determinada em 768-767 A. C. Com base nisso, Uzias começou a contar seus anos de 792-791 A. C. e morreu em 740-739.” Albright dá seu período de reina em torno de 783-742 A. C.
III. Observações Históricas
Um breve resumo:
1. No início ele regeu com justiça (II Reis 15.3; II Crô. 26.4, 5).
2. Ele derrotou com êxito os filisteus e os árabes (II Crô. 26.7).
3. Ele fortificou e fortaleceu Judá significativamente (II Crô. 26.9,15).
4. Seu orgulho o corrompeu (2 Crô 21.2-3).
5. Por causa de sua atitude arrogante, ele foi julgado com “lepra” e teve de viver isolado do povo até sua morte (II Reis 15.6, 7). O saraat hebraico, muitas vezes traduzido como lepra, de fato era um termo geral que incluía muitas doenças de pele e mesmo a verrugas que penetravam nas roupas. Sem dúvida, a lepra é um de seus significados.
Alguns detalhes:
1. Depois ao assassinato de seu pai, o rei Amazias, Uzias assumiu o trono (II Reis 14.21), cerca de 783 A C. Ver o ponto 2. Cronologia.
2. Ele teve sucesso em derrubar os inimigos de seu pai, começando com os edomitas (II Reis 14.22; II Crô. 26.1).
3. Outras guerras de sucesso foram realizadas no sul, especialmente com as tribos árabes e os filisteus (II Crô. 25.7). Ele fundou cidades fortificadas novas no território dos filisteus.
4. Ele fortificou Jerusalém; foi um sério promotor da agricultura; reteve seus cultos a Yahweh, sendo influenciado pelo profeta Zacarias (II Crô. 26.5, 9, 10).
5. Jerusalém e sua região sofreram poderoso terremoto em sua época, o que causou medo e distúrbios sociais (Amós 1.1; Zac. 15.4).
6. II Crô. 26 revela que ele foi um dos reis mais energéticos e bem-sucedidos de Judá.
7. Ele assumiu a liderança de uma coalizão de reis para bloquear o avanço assírio do norte sob Tiglate-Pileser III (ver o artigo). Esse esforço, contudo, não obteve êxito. O poder assírio derrotou Arã e Israel, e Judá teve de se contentar com guardar sua própria segurança e independência. Os registros (anais) do rei assírio falam de seu ataque a Azriyau e Yauda, que alguns estudiosos pensam referir-se a Uzias (Azarias) e Judá, mas uma interpretação alternativa relaciona esses nomes com o estado do norte da síria, Ydi, que é mencionado em inscrições aramaicas.
IV. Arqueologia
Talvez a questão de Tiglate-Pileser III, mencionada acima, qualifique como confirmação arqueológica a relação de Uzias com aquele poder, mas isso foi questionado, como explicado. Uma pedra encontrada fala do reenterro de Uzias em Jerusalém. A inscrição está em aramaico, mas em letras como as comuns às inscrições hebraicas. O texto diz: “Para esse local os ossos de Uzias, o rei de Judá, foram trazidos. Não abra”. Sua data é o primeiro século, quando Jerusalém estava passando sob expansão sob Herodes, e todos os túmulos, exceto as tumbas dos reis, foram movidas para fora dos muros da cidade. Como Uzias tinha lepra, seu corpo não foi enterrado nas tumbas reais.
V. Doença e Morte
Com o orgulho elevado por causa de suas muitas vitórias que deram a ele uma carreira distinta, Uzias decidiu celebrar e queimar incenso no altar no templo. O sumo sacerdote fazia oposição a ele e isso com a ajuda de vários outros. O rei ficou muito bravo com a resistência a ele, um grande homem, e seguiu adiante com sua idéia. Repentinamente foi atingido pela lepra. Sua condição exigia isolamento, e assim acabou a carreira de um grande homem. Quando morreu, ele não foi enterrado nas tumbas dos reis (II Crô. 26.23). A história de sua enfermidade e morte é contada em II Reis 15.5-7 e II Crô. 26.16-23. Certamente, a palavra hebraica saraat, tão comumente traduzida por “lepra”, pode significar diversas doenças da pele e até mesmo fazer referência a verrugas que entram nas roupas. Portanto, nunca poderemos ter certeza se a lepra real é a o que o termo refere nesse caso, embora, sem dúvida, âs vezes seja.
I. Nome e Família
II. Cronologia
III. Observações Históricas
IV. Arqueologia
V. Doença e Morte
I. Nome e Família
Seu nome significa “Yahweh é força”, que alguns interpretam como “Yahweh éminha força”. Em algumas passagens, ele é chamado de Azarias, que pode ser uma forma longa da outra, ou um erro de escriba. Ver II Reis 14.21; 15.1, 6, 8, 17, 27.
Ele era filho de Amazias, rei de Judá. Quando foi assassinado, Uzias tomou seu lugar, tornando-se o décimo rei daquela nação. Ele tinha apenas 16 anos de idade quando assumiu o poder. Sua época de reinado foi 781 A. C. a 740 A. C. Como se pode ver, ele ficou muito tempo no poder.
II. Cronologia
Há problemas cronológicos, considerando-se que parece que esse homem foi co-regente com seu pai durante um longo tempo antes de tomar-se rei. Isso dificilmente permitiria uma condição em que ele se tomaria rei em seus próprios direitos, aos 16 anos de idade. Os intérpretes caem em contorções ao tentar explicar as observações bíblicas e não posso fazer nada melhor do que informar ao leitor aquilo que diz a Zondervan Pictorial Encyclopedia of the Bible sobre o assunto:
“Uzias provavelmente foi co-regente com Amazias por muitos anos. As evidências estão em II Reis: 1.) 14.23, que o reino de Jeroboão durou 41 anos; 2.) 15.1, que Uzias se tomou rei (implicando que seu pai morreu) no 27° ano de Jeroboão; 3.) 15.8, de que o reino Jeroboão terminou no 38° ano de Uzias. Da rebelião de Jeú em 841 A. C., através dos reinos de Atalia, Joás e Amazias, a data da morte do último pode ser determinada em 768-767 A. C. Com base nisso, Uzias começou a contar seus anos de 792-791 A. C. e morreu em 740-739.” Albright dá seu período de reina em torno de 783-742 A. C.
III. Observações Históricas
Um breve resumo:
1. No início ele regeu com justiça (II Reis 15.3; II Crô. 26.4, 5).
2. Ele derrotou com êxito os filisteus e os árabes (II Crô. 26.7).
3. Ele fortificou e fortaleceu Judá significativamente (II Crô. 26.9,15).
4. Seu orgulho o corrompeu (2 Crô 21.2-3).
5. Por causa de sua atitude arrogante, ele foi julgado com “lepra” e teve de viver isolado do povo até sua morte (II Reis 15.6, 7). O saraat hebraico, muitas vezes traduzido como lepra, de fato era um termo geral que incluía muitas doenças de pele e mesmo a verrugas que penetravam nas roupas. Sem dúvida, a lepra é um de seus significados.
Alguns detalhes:
1. Depois ao assassinato de seu pai, o rei Amazias, Uzias assumiu o trono (II Reis 14.21), cerca de 783 A C. Ver o ponto 2. Cronologia.
2. Ele teve sucesso em derrubar os inimigos de seu pai, começando com os edomitas (II Reis 14.22; II Crô. 26.1).
3. Outras guerras de sucesso foram realizadas no sul, especialmente com as tribos árabes e os filisteus (II Crô. 25.7). Ele fundou cidades fortificadas novas no território dos filisteus.
4. Ele fortificou Jerusalém; foi um sério promotor da agricultura; reteve seus cultos a Yahweh, sendo influenciado pelo profeta Zacarias (II Crô. 26.5, 9, 10).
5. Jerusalém e sua região sofreram poderoso terremoto em sua época, o que causou medo e distúrbios sociais (Amós 1.1; Zac. 15.4).
6. II Crô. 26 revela que ele foi um dos reis mais energéticos e bem-sucedidos de Judá.
7. Ele assumiu a liderança de uma coalizão de reis para bloquear o avanço assírio do norte sob Tiglate-Pileser III (ver o artigo). Esse esforço, contudo, não obteve êxito. O poder assírio derrotou Arã e Israel, e Judá teve de se contentar com guardar sua própria segurança e independência. Os registros (anais) do rei assírio falam de seu ataque a Azriyau e Yauda, que alguns estudiosos pensam referir-se a Uzias (Azarias) e Judá, mas uma interpretação alternativa relaciona esses nomes com o estado do norte da síria, Ydi, que é mencionado em inscrições aramaicas.
IV. Arqueologia
Talvez a questão de Tiglate-Pileser III, mencionada acima, qualifique como confirmação arqueológica a relação de Uzias com aquele poder, mas isso foi questionado, como explicado. Uma pedra encontrada fala do reenterro de Uzias em Jerusalém. A inscrição está em aramaico, mas em letras como as comuns às inscrições hebraicas. O texto diz: “Para esse local os ossos de Uzias, o rei de Judá, foram trazidos. Não abra”. Sua data é o primeiro século, quando Jerusalém estava passando sob expansão sob Herodes, e todos os túmulos, exceto as tumbas dos reis, foram movidas para fora dos muros da cidade. Como Uzias tinha lepra, seu corpo não foi enterrado nas tumbas reais.
V. Doença e Morte
Com o orgulho elevado por causa de suas muitas vitórias que deram a ele uma carreira distinta, Uzias decidiu celebrar e queimar incenso no altar no templo. O sumo sacerdote fazia oposição a ele e isso com a ajuda de vários outros. O rei ficou muito bravo com a resistência a ele, um grande homem, e seguiu adiante com sua ideia. Repentinamente foi atingido pela lepra. Sua condição exigia isolamento, e assim acabou a carreira de um grande homem. Quando morreu, ele não foi enterrado nas tumbas dos reis (II Crô. 26.23). A história de sua enfermidade e morte é contada em II Reis 15.5-7 e II Crô. 26.16-23. Certamente, a palavra hebraica saraat, tão comumente traduzida por “lepra”, pode significar diversas doenças da pele e até mesmo fazer referência a verrugas que entram nas roupas. Portanto, nunca poderemos ter certeza se a lepra real é a o que o termo refere nesse caso, embora, sem dúvida, as vezes seja.
Fonte:bibliotecabiblica.blogspot.com.br
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