No hebraico, Adonias significa Yahweh é meu Senhor. Nome de várias pessoas no Antigo Testamento.
1. Quarto filho de Davi, por meio de Hagite. Adonias nasceu depois que seu pai se tom ara rei, embora ainda estivesse reinando somente sobre Judá (ver II Sam. 3:4). Depois da morte de seus irmãos, Amom e Absalão, ele poderia ter-se tornado rei. Mas foi preterido em favor de Salomão, que nasceu quando Davi era rei de todo o Israel. Não se deixando abalar pelo trágico exemplo de revolta de Absalão, ele resolveu que seria o rei.
Assumiu a posição de herdeiro presuntivo, e em vista da avançada idade de Davi, em breve poderia ser o rei. Não se revoltou abertamente contra seu pai, mas esperou até que Davi aparentem ente chegasse ao fim. Então convocou vários homens influentes, que lhe apoiavam a causa, e proclamou-se rei. Deram-lhe apoio homens como Joabe, chefe do exército de Davi, e Abiatar, sumo sacerdote, ambos os quais sempre estiveram ao lado de Davi, sem se importar com o que lhe sucedesse. Isso mostra a força do princípio de hereditariedade entre os antigos hebreus. O conluio foi frustrado por Davi, que prontamente proclamou que Salomão fosse o rei, guindando-o ao exercício da autoridade.
Quando Adonias percebeu que havia fracassado, buscou abrigo diante do altar, de onde recusou-se a sair, até receber a promessa de perdão por p arte do rei Salomão. Esse lhe foi concedido, mas com o aviso de que ele não mais entrasse em conluios. Então veio o seu segundo grande erro. Procurou obter permissão para casar-se com a virgem e jovem última esposa de Davi, Abisague (ver o artigo acerca dela). Mas isso foi interpretado como outra tentativa p ara tentar subir ao trono. Salomão ordenou imediatamente a sua execução (ver I Reis 2:23-25), em cerca de 960 A.C.
2. Um dos levitas enviados por Josafá para ensinar a lei ao povo, nas cidades de Judá (ver II Crô. 17:8).
3. Um daqueles que assinaram o pacto, no tempo de Esdras. (Ver Nee. 10:16). Tem sido identificado com o Adonicão de Esd. 2:13.
Fonte:bibliotecabiblica.blogspot.com.br
0 Comentários