Postagens

6/recent/ticker-posts

Por que a usura (receber juros) foi proibida para os judeus em alguns casos e não em outros? Deuteronômio 23:19

PROBLEMA: Em Êxodo 22:25, emprestar dinheiro a juros somente era proibido quando fosse para um pobre. Mas em Deuteronômio 23:19 a proibição referia-se a quando o empréstimo era feito para qualquer outro judeu, indiscriminadamente. Isso levanta dois problemas. Primeiro, por que a mudança? Segundo, por que a parcialidade?

SOLUÇÃO: Primeiro, a alteração feita em Deuteronômio em relação ao que Êxodo estabelecia foi necessária porque as circunstâncias mudaram. Talvez tenha sido porque veio a se mostrar difícil determinar quem deveria ser considerado pobre. Assim, considerou-se necessário estender a proibição a todos os hebreus. Se assim não fosse, nenhum pobre teria chance alguma de conseguir um empréstimo, pois os empréstimos acabariam sendo feitos somente àqueles que pagassem juros.

É claro, a usura não foi proibida em relação a estrangeiros (não-judeus), mas somente em relação a irmãos (outros judeus). Se isso parece ser discriminatório, é apenas porque as leis que proibiam a usura em relação aos pobres (ou em relação aos irmãos) constituíam um ato de benevolência estabelecido por Deus, e não precisamente uma questão de negócios. Quando se trata de negócios, tem-se direito a um razoável lucro pelo investimento feito. Como o risco de perda (pelo não pagamento) do empréstimo concedido precisa ser coberto, é justo pagar ao investidor uma certa quantia pelo risco.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

Postar um comentário

0 Comentários