Postagens

6/recent/ticker-posts

O que é pecado para a morte? Ele pode ser perdoado? 1 João 5:16

PROBLEMA: Por um lado, as Escrituras nos falam do perdão livre e incondicional de Deus para todo aquele que o quiser (cf. At. 13:38-39; Rm 5:20; 1 Jo 2:1). Por outro, Jesus falou de um pecado imperdoável que nunca poderia ser perdoado. João declara aqui que "há pecado para a morte". 


SOLUÇÃO: Comentaristas bíblicos diferem sobre o que exatamente João tinha em mente aqui. Alguns dizem que ele estava se referindo ao pecado repetitivo (veja comentários sobre 1 Jo 3:9). Outros acreditam que ele falava do pecado grave. Ainda outros crêem que o tema da apostasia foi abordado aqui (cf. 2 Pe 2). 

Independentemente do que João visava, não há razão para crer que ele não estivesse se referindo a um pecado tão sério que culminaria com a morte física. Paulo menciona que alguns dos coríntios que haviam participado da Ceia do Senhor de modo indigno estavam doentes e alguns até mortos em decorrência disso (1 Co 11:29-30). De fato, os sacerdotes Nadabe e Abiú foram mortos instantaneamente por sua desobediência ao Senhor (Nm 3:4), assim como Ananias e Safira por seu pecado (At 5:1-9). Logo, é totalmente possível que, neste trecho, João tivesse este tipo de pecado em mente, onde o crente é entregue a Satanás "para a destruição da carne a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor [Jesus]" (1 Co 5:5).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

Postar um comentário

0 Comentários