A MÁ INTERPRETAÇÃO: Algumas pessoas têm argumentado que o pecado de Sodoma e Gomorra foi a falta de hospitalidade, e não o homossexualismo. Eles se baseiam no costume cananeu de garantir proteção àqueles que se hospedam sob o telhado de alguém.
Alega-se que Ló se referiu a isso quando disse: "Somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado" (Gn 19.8b). Então Ló teria oferecido as suas filhas para que satisfizessem à multidão enfurecida, com a finalidade de proteger a vida dos visitantes que vieram sob o seu telhado. E a solicitação dos homens da cidade de "conhecer" significaria simplesmente "tornar-se conhecido" (leia Gn 19.7), uma vez que o termo hebraico utilizado para conhecer (yadha) geralmente não tem conotações sexuais em parte alguma (conferir Sl 139.1). É importante compreender o que as Escrituras dizem a esse respeito, pois certos adeptos da Nova Era, como Matthew Fox, acreditam que o homossexualismo é tão aceito pelo "Cristo cósmico" quanto o heterossexualismo (conforme seu livro The coming of the cosmic Christ).
CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: (Leia os comentários sobre Ez 16.49). Ao mesmo tempo que é verdade que o termo hebraico utilizado para conhecer (yadha) não significa necessariamente "ter sexo com", o termo possui claramente tal significado no contexto da história que trata de Sodoma e Gomorra. Esse fato é evidente por várias razões. Primeiramente, em dez das doze vezes que essa palavra é empregada em Gênesis, ela se refere a relações sexuais (por exemplo em Gn 4.1,25).
Em segundo lugar, ela é empregada referindo-se a relações sexuais nesse capítulo, pois Ló se refere as suas duas filhas virgens como não tendo "conhecido varão" (19.8), que é obviamente o emprego do termo referindo-se à parte sexual.
Em terceiro lugar, o significado de uma palavra é descoberto pelo contexto no qual é utilizada. E o contexto aqui é, sem dúvida, sexual, conforme é indicado pela referência à maldade da cidade (18.20), e pela oferta das virgens para a satisfação das paixões deles (19.8).
Em quarto lugar, "conhecer" não pode simplesmente significar "tornar-se conhecido", porque é equiparado a uma atitude "perversa" (19.7).
CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: (Leia os comentários sobre Ez 16.49). Ao mesmo tempo que é verdade que o termo hebraico utilizado para conhecer (yadha) não significa necessariamente "ter sexo com", o termo possui claramente tal significado no contexto da história que trata de Sodoma e Gomorra. Esse fato é evidente por várias razões. Primeiramente, em dez das doze vezes que essa palavra é empregada em Gênesis, ela se refere a relações sexuais (por exemplo em Gn 4.1,25).
Em segundo lugar, ela é empregada referindo-se a relações sexuais nesse capítulo, pois Ló se refere as suas duas filhas virgens como não tendo "conhecido varão" (19.8), que é obviamente o emprego do termo referindo-se à parte sexual.
Em terceiro lugar, o significado de uma palavra é descoberto pelo contexto no qual é utilizada. E o contexto aqui é, sem dúvida, sexual, conforme é indicado pela referência à maldade da cidade (18.20), e pela oferta das virgens para a satisfação das paixões deles (19.8).
Em quarto lugar, "conhecer" não pode simplesmente significar "tornar-se conhecido", porque é equiparado a uma atitude "perversa" (19.7).
Em quinto lugar, por que oferecer as filhas virgens para satisfazer às paixões se o intento deles não era sexual? Se os homens tivessem pedido para "conhecer" as filhas virgens, ninguém se enganaria quanto às intenções sexuais deles.
Fonte: Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
Fonte: Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
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