I PEDRO 4:6 – “Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito”
PROBLEMA: Pedro diz que “foi o Evangelho pregado também a mortos”. Isso parece querer dizer que as pessoas têm uma oportunidade para serem salvas depois de sua morte. Mas isso entra em conflito com Hebreus 9:27, que afirma categoricamente que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”.
SOLUÇÃO: Primeiro, deve-se notar que não há versículo algum na Bíblia que estenda a esperança da salvação para após a morte. A morte é o ponto final, e há apenas dois destinos – o céu e o inferno, entre os quais há um grande abismo, que não pode ser atravessado (veja os comentários de 1 Pedro 3:19). Assim, seja o que for que a expressão “pregado a mortos” possa significar, isso não implica que haja salvação após a morte.
Segundo, essa é uma passagem não clara, sujeita a muitas interpretações, e portanto nenhuma doutrina deve basear-se numa passagem duvidosa como essa. Os textos difíceis devem ser sempre interpretados à luz dos que são claros, e não o contrário.
Terceiro, há outras possíveis interpretações dessa passagem que não entram em conflito com o ensino do restante das Escrituras.
PROBLEMA: Pedro diz que “foi o Evangelho pregado também a mortos”. Isso parece querer dizer que as pessoas têm uma oportunidade para serem salvas depois de sua morte. Mas isso entra em conflito com Hebreus 9:27, que afirma categoricamente que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”.
SOLUÇÃO: Primeiro, deve-se notar que não há versículo algum na Bíblia que estenda a esperança da salvação para após a morte. A morte é o ponto final, e há apenas dois destinos – o céu e o inferno, entre os quais há um grande abismo, que não pode ser atravessado (veja os comentários de 1 Pedro 3:19). Assim, seja o que for que a expressão “pregado a mortos” possa significar, isso não implica que haja salvação após a morte.
Segundo, essa é uma passagem não clara, sujeita a muitas interpretações, e portanto nenhuma doutrina deve basear-se numa passagem duvidosa como essa. Os textos difíceis devem ser sempre interpretados à luz dos que são claros, e não o contrário.
Terceiro, há outras possíveis interpretações dessa passagem que não entram em conflito com o ensino do restante das Escrituras.
(1) Por exemplo, é possível que ela se refira àqueles que agora estão mortos, e que ouviram o Evangelho no tempo em que estavam vivos. Em apoio a isso é citado o fato de que o Evangelho “foi pregado” (no passado) àqueles que estão “mortos” (situação presente).
(2) Ou, alguns crêem que essa não seja uma referência a seres humanos, mas aos “espíritos em prisão” (anjos) mencionados em 1 Pedro 3:19 (cf. 2 Pe 2:4 e Gn 6:2).
(3) Ainda outros afirmam que, embora os mortos sofram a destruição de sua carne (1 Pe 4:6), ainda vivem com Deus em virtude do que Cristo fez por meio do Evangelho (ou seja, sua morte e ressurreição). Essa mensagem de vitória foi anunciada por Cristo em pessoa ao mundo espiritual depois de sua ressurreição (cf. 1 Pe 3:18).
Fonte: Manual Popular de Duvidas Enigmas e Contradicoes da Biblia
Fonte: Manual Popular de Duvidas Enigmas e Contradicoes da Biblia
2 Comentários
Se tão somente lessem e observassem a outra parte das três que constituem a OS FUNDAMENTOS DA Igreja de DEUS!!!! (Efésios 2: 20)
ResponderExcluirNos, TÃO IGNORADOS PROFETAS, se tem tantas explicações que a luz da forma de pensar do MESSIAS e dos Apóstolos, tudo fica claro, mas... O cristianismo de certos patrístico que ganhou voz no mundo através de Roma, fez as igrejas pensarem que os Profetas também é Lei dada via Moisés. Pode uma coisa dessas?
Os mortos acordaram por um instante, enquanto lá no Hades (Sheol) O MESSIAS esteve. A ALMA de CRISTO é de origem DIVINA, portanto, faz parte da ESPÉCIE DIVINA, e assim é ELOHIM. Elohim NÃO DORME, diferentemente das almas feitas HUMANAS. Durante a estada da alma de cristo no Hades (no Sheol, o mundo dos mortos; a prisão subterrânea), como está escrito: "Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que A SUA ALMA NÃO FOI DEIXADA NO INFERNO, nem a sua carne viu a corrupção - Atos 2:31" ... Durante a estada de CRISTO no mundo que é dito em Jó 26: 5, 6 (enquanto o corpo do MESSIAS estava na sepultura), O MESSIAS lá no seios da terra (Mateus 12: 40) fez como Jonas: PREGOU.
Lógico que para isso, Ele teve de ACORDAR OS QUE DORMIAM, mas isso não é problema para Ele. Só a presença Dele já faz os mortos acordarem, se Ele quiser, óbvio. É óbvio que ao sair do mundo dos mortos, tudo voltou a ser como antes, porque todos os Apóstolos falaram dos mortos como quem dormem ainda até ao dia da parusia, como se vê nos últimos versículos de 2 Tessalonicenses 4.
Os Profetas deixaram CLAROS, e inclusive o próprio MESSIAS (ao falar da morte de Lázaro, irmão de Marta e Maria) que na MORTE (ou seja, NA SEPARAÇÃO DO IMATERIAL DENTRE O MATERIAL) o HOMEM, ou seja, A ALMA (pois, após o assopro DIVINO, o homem deixou de ser corpo inanimado feito de barro e passou ser ESPÍRITO HUMANO, ou simplesmente, ALMA VIVENTE (Gênesis 2: 7; Zacarias 12: 1)... Após a separação dos dois elementos, o homem, isto é, a alma adormece até ao tempo da PARUSIA (PRESENÇA DE CRISTO NOS ARES).
Ops! Onde está 2 Tessalonicenses 4, é na verdade, 1 Tessalonicenses 4
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