O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como “os 5 pontos do Calvinismo” (TULIP em inglês):
1 – Total Depravity (Depravação total) – Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;
2 – Unconditional Election (Eleição incondicional) – Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;
3 – Limited Atonement (Expiação limitada) – Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;
4 – Irresistible Grace – (Graça Irresistível) – A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;
5 – Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) – Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.
O Arminianismo é o sistema de Teologia formulado por Jacobus Arminius (1560 -1609), teólogo da Igreja holandesa, que resolveu refutar o sistema de Calvino.
Armínio apresentou seu sistema em 5 pontos:
1 – Capacidade humana, Livre-arbítrio - Todos os homens embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece (por meio da Graça Preveniente);
2 – Eleição condicional - Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé em Cristo;
3 – Expiação ilimitada – Cristo morreu por todos os homens e não somente pelos eleitos;
4 – Graça resistível – Os homens podem resistir à Graça de Deus para não serem salvos;
5 – Decair da Graça (remonstrantes que propuseram isso, Armínio acreditava na doutrina da Perseverança dos Santos) – Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na fé até o fim.
O sistema teológico de Armínio foi derrotado no Sínodo de Dort em 1619 na Holanda, por ser considerado anti-bíblico.
Hoje o Arminianismo é o sistema teológico adotado pela maior parte das igrejas evangélicas.
TABELA COMPARATIVA ENTRE OS DOIS SISTEMAS TEOLÓGICOS
ARMINIANISMO
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CALVINISMO
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1
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1
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Livre-Arbítrio
ou Escolha Humana
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Incapacidade
ou Depravação Total
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Embora a queda de Adão tenha afetado seriamente a natureza humana, as
pessoas não ficaram num estado de total incapacidade espiritual. Todo pecador
pode arrepender-se e crer, por livre-arbítrio, cujo uso determinará seu
destino eterno. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é regenerado
depois de crer, porque o exercício da fé é a participação humana no novo
nascimento. (Is 55:7; Mt 25:41-46; Mc 9:47-48; Rm
14:10-12; 2Co 5:10)
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O homem natural não pode sequer apreciar as coisas de Deus. Menos
ainda salvar-se. Ele é cego, surdo, mudo, impotente, leproso espiritual,
morto em seu pecado, insensível à graça comum. Se Deus não tomar a
iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e fazendo-o ressuscitar
espiritualmente, o homem natural continuará morto eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18; 1Co 2:14; Ef 1:3-12; Cl
2:11-13)
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2
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2
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Eleição
Condicional
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Eleição
Incondicional
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Deus escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do mundo,
baseado em Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a salvação e
predestinou os salvos. A salvação ocorre quando o pecador escolhe a Cristo;
não é Deus quem escolhe o pecador. O pecador deve exercer sua própria fé,
para crer em Cristo e ser salvo. Os que se perdem, perdem-se por livre
escolha: não quiseram crer em Cristo, rejeitaram a graça auxiliadora de Deus.
(Dt 30:19; Jo 5:40; 8:24; Ef 1:5-6, 12; 2:10; Tg 1:14; 1Pe 1:2; Ap 3:20; 22:17) |
Deus elegeu alguns para a salvação em Cristo, reprovando os demais.
Aos eleitos Deus manifesta a Sua misericórdia e aos reprovados a Sua justiça.
Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos.
Resolveu soberanamente salvar alguns homens (reprovando todos os demais) e
torná-los filhos adotivos quando eram filhos das trevas. Teve misericórdia de
algumas criaturas, e deixou as demais (inclusive os demônios) entregues às
suas próprias paixões pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus.
A fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus. (Ml 1:2-3; Jo 6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33;
9:16; 11:5-7; Ef 1:4-5; 2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4)
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3
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3
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Redenção
Universal ou Expiação Geral
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Redenção
Particular ou Expiação Ltda
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O sacrifício de Cristo torna possível a toda e qualquer pessoa
salvar-se pela fé, mas não assegura a salvação de ninguém. Só os que crêem
nEle, e todos os que crêem, serão salvos. (Jo 3:16; 12:32; 17:21; 1Jo
2:2; 1Co 15:22; 1Tm 2:3-4; Hb 2:9; 2Pe 3:9; 1Jo 2:2)
|
Segundo Agostinho: a graça de Deus é “suficiente para todos, eficiente
para os eleitos”. Cristo foi sacrificado para redimir Seu povo, não para
tentar redimi-lo. Ele abriu a porta da salvação para todos, porém, só os
eleitos querem entrar, e efetivamente entram. (Jo
17:6,9,10; At 20:28; Ef 5:15; Tt 3:5)
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ARMINIANISMO
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CALVINISMO
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4
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4
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Pode-se
Efetivamente Resistir ao Espírito Santo
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A
Vocação Eficaz do Espírito
ou Graça Irresistível |
Deus faz tudo o que pode para salvar os pecadores. Estes, porém, sendo
livres, podem resistir aos apelos da graça. Se o pecador não reagir
positivamente, o Espírito não pode conceder vida. Portanto, a graça de Deus
não é infalível nem irresistível. O homem pode frustrar a vontade de Deus
para sua salvação.
(Lc 18:23; 19:41-42; Ef 4:30; 1Ts 5:19) |
Embora os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia,
infalível: acaba convencendo o pecador de seu estado depravado,
convertendo-o, dando-lhe nova vida, e santificando-o. O Espírito Santo
realiza isto sem coação. É como um rapaz apaixonado que ganha o amor de sua
eleita e ela acaba casando-se com ele, livremente. Deus age e o crente reage,
livremente. Quem se perde tem consciência de que está livremente rejeitando a
salvação. Alguns escarnecem de Deus, outros se enfurecem, outros adiam a
decisão, outros demonstram total indiferença para as coisas sagradas. Todos,
porém, agem livremente. (Jr 3:3; 5:24; 24:7; Ez
11:19; 20; 36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl 2:13; Hb 12:2)
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5
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5
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DECAIR
DA GRAÇA
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PERSEVERANÇA
DOS SANTOS
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Embora o pecador tenha exercido fé, crido em Cristo e nascido de novo
para crescer na santificação, ele poderá cair da graça. Só quem perseverar
até o fim é que será salvo. (Lc 21:36; Gl 5:4; Hb 6:6;
10:26-27; 2Pe 2:20-22)
|
Alguns preferem dizer “perseverança do Salvador”. Nada há no homem que
o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é
quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na
condução do crente. Quando ímpio, estava morto em pecado, e ressuscitou:
Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor, e a graça salvífica de Deus
infundiu-lhe fé em para crer em Cristo e obedecer a Deus. Se todo o processo
de salvação é obra de Deus, o homem não pode perdê-la! Segundo a Bíblia, é
impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação. Poderá até
pecar e morrer fisicamente (1Co 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram de novo,
jamais se converteram. (Is 54:10; Jo 6:51; Rm
5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp 1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25)
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SÍNODO
DE DORT
(foi rejeitado)
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SÍNODO
DE DORT
(foi confirmado)
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Este foi o sistema de pensamento contido na “Remonstrância” (embora
originalmente os cinco pontos não estivessem dispostos nessa ordem). Esse
sistema foi apresentado pelo arminianos à Igreja na Holanda em 1610, mas foi
rejeitado pelo Sínodo de Dort em 1619 sob a justificativa de que era
anti-bíblico.
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Este sistema de teologia foi reafirmado pelo Sínodo de Dort em 1619
como sendo a doutrina da salvação contida nas Escrituras Sagradas. Naquela
ocasião, o sistema foi formulado em “cinco pontos” (em resposta aos cinco
pontos apresentados pelos arminianos) e desde então tem sido conhecido como
“os cinco pontos do calvinismo”.
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