ÊXODO 9.19-21 – Se todo o gado morrera, como então houve sobreviventes?
PROBLEMA: Êxodo 9.6 afirma que “todo o rebanho dos egípcios morreu” na quinta praga. Contudo, em alguns versículos depois é dada uma instrução para que eles recolhessem o seu gado e tudo o que tinham no campo (v. 19). Mas se todo o rebanho morrera, como é que houve sobreviventes?
SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, o termo “todo” com freqüência é usado com o sentido de “a maior parte”. Ademais, a praga aparentemente foi limitada ao gado “no campo” (v. 3). Os animais nos currais não teriam sido atingidos. Finalmente, a palavra “gado” geralmente não se refere a cavalos, jumentos e camelos, que devem ter sido parte do “rebanho” que foi poupado.
Em vista desses fatores, não há contradição entre as passagens. Nem mesmo se pode presumir, tendo-se uma postura racional, que o mesmo autor, dentro do mesmo capítulo, tendo dado uma descrição tão impressionante do que aconteceu, fosse contradizer-se.
Fonte:Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.
PROBLEMA: Êxodo 9.6 afirma que “todo o rebanho dos egípcios morreu” na quinta praga. Contudo, em alguns versículos depois é dada uma instrução para que eles recolhessem o seu gado e tudo o que tinham no campo (v. 19). Mas se todo o rebanho morrera, como é que houve sobreviventes?
SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, o termo “todo” com freqüência é usado com o sentido de “a maior parte”. Ademais, a praga aparentemente foi limitada ao gado “no campo” (v. 3). Os animais nos currais não teriam sido atingidos. Finalmente, a palavra “gado” geralmente não se refere a cavalos, jumentos e camelos, que devem ter sido parte do “rebanho” que foi poupado.
Em vista desses fatores, não há contradição entre as passagens. Nem mesmo se pode presumir, tendo-se uma postura racional, que o mesmo autor, dentro do mesmo capítulo, tendo dado uma descrição tão impressionante do que aconteceu, fosse contradizer-se.
Fonte:Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.
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