1 PEDRO 3.18 – Jesus ressuscitou no Espírito ou com um corpo físico?
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”.
PROBLEMA: Pedro declara que Cristo foi “morto, sim, na carne, mas vivificado em espírito”. Isso parece implicar que Jesus não tenha ressuscitado carne, mas somente em seu espírito, o que conflita com a afirmação Jesus de que seu corpo ressurreto era de “carne e ossos” (Lc 24:39).
SOLUÇAO: Interpretar essa passagem como prova de uma ressurreição espiritual, e não física, não é nem necessário nem consistente com o contexto e com o restante das Escrituras. Várias razões dão suporte a essa conclusão.
Primeiro, a passagem pode ser traduzida assim: “Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito” (NVI). Essa passagem é traduzida e m a mesma colocação pela SBTB e outras.
Segundo, o paralelo entre a morte e “tornar a viver” normalmente se refere à ressurreição do corpo no NT. Por exemplo, Paulo declara que “Cristo morreu e tornou a viver” (Rm 14-9, R-IBB), e que “de fato, [Cristo] foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus” (2 Co 13:4).
Terceiro, o contexto refere-se ao evento como sendo “a ressurreição de Jesus Cristo” (3:21), mas esta é entendida em todo o NT como sendo uma ressurreição corporal (cf. At 4:33; Rm 1:4; 1 Co 15:21; 1 Pe 1:3; Ap20:5).
Quarto, mesmo que “espírito” se refira ao espírito humano de Jesus (não ao Espírito Santo), o significado do versículo não pode ser o de que Jesus não tinha um corpo ressuscitado. Caso contrário, a referência a seu “corpo” (carne) antes da ressurreição significaria que ele não tinha um espírito humano. Parece melhor tomar a palavra “carne” nesse contexto como uma referência à sua total condição de humilhação antes da ressurreição, e a palavra “espírito” como referindo-se ao seu ilimitado poder e à sua vida imortal após a ressurreição.
Fonte:Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”.
PROBLEMA: Pedro declara que Cristo foi “morto, sim, na carne, mas vivificado em espírito”. Isso parece implicar que Jesus não tenha ressuscitado carne, mas somente em seu espírito, o que conflita com a afirmação Jesus de que seu corpo ressurreto era de “carne e ossos” (Lc 24:39).
SOLUÇAO: Interpretar essa passagem como prova de uma ressurreição espiritual, e não física, não é nem necessário nem consistente com o contexto e com o restante das Escrituras. Várias razões dão suporte a essa conclusão.
Primeiro, a passagem pode ser traduzida assim: “Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito” (NVI). Essa passagem é traduzida e m a mesma colocação pela SBTB e outras.
Segundo, o paralelo entre a morte e “tornar a viver” normalmente se refere à ressurreição do corpo no NT. Por exemplo, Paulo declara que “Cristo morreu e tornou a viver” (Rm 14-9, R-IBB), e que “de fato, [Cristo] foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus” (2 Co 13:4).
Terceiro, o contexto refere-se ao evento como sendo “a ressurreição de Jesus Cristo” (3:21), mas esta é entendida em todo o NT como sendo uma ressurreição corporal (cf. At 4:33; Rm 1:4; 1 Co 15:21; 1 Pe 1:3; Ap20:5).
Quarto, mesmo que “espírito” se refira ao espírito humano de Jesus (não ao Espírito Santo), o significado do versículo não pode ser o de que Jesus não tinha um corpo ressuscitado. Caso contrário, a referência a seu “corpo” (carne) antes da ressurreição significaria que ele não tinha um espírito humano. Parece melhor tomar a palavra “carne” nesse contexto como uma referência à sua total condição de humilhação antes da ressurreição, e a palavra “espírito” como referindo-se ao seu ilimitado poder e à sua vida imortal após a ressurreição.
Fonte:Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe
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